Início

Galeria

Historial

Regulamentos

Órgãos Sociais

Voluntariado

Cursos/ Acções de Formação

Links Uteis

Caracteristicas da Modalidade

Objectivos da Modalidade

Revista

Contactos




ONLINE
1





Apoios/ Patrocinios:

 

Fundação do Desporto;

João Lagos;

João Lagos

Federação de Ginástica de Portugal;

Federação de Ginástica de Portugal

WFBT

WFBT

Gravotaça

 Gravotaça

 

 

 
     Federação Portuguesa de Majoretes
Historial

História do Baton Twirling:

O Baton Twirling é um desporto que envolve a manipulação de uma haste de metal com as mãos e o corpo, semelhante à ginástica rítmica.

As distinções características fundamentais são:

  • O manuseamento do instrumento de bastão cria uma imagem visual e padrões, executando com destreza, suavidade, fluidez e velocidade, ambos próximos em torno do corpo e tornando livre o bastão no ar.
  • A expressão do corpo através da dança e movimento tem o objectivo de criar uma demonstração de força, flexibilidade, aptidão física, beleza, estética e harmonia, em coordenação com a manipulação do bastão.
  • A incorporação dos movimentos de ginástica adaptada ao bastão que girando cria elementos adicionais de risco e de emoção.

    Esta modalidade exige uma mistura simultânea destas características fundamentais tudo pronto para a música, utilizando-se o tempo e o espaço para mostrar o mérito técnico e expressão artística na criação de um esquema.

    O Twirling Baton começou na Europa Oriental e na Ásia. Pensa-se que começou em festivais de dança onde os frequentadores utilizavam facas, armas de fogo, tochas e bastões para rodar e atirar. A actividade "evoluiu para os exércitos de alguns países que giravam com rifles durante as marchas.

    Quando o exército estava desfilando, eles adicionaram um rifle twirler à frente dos manifestantes. A espingarda foi depois comutada para uma maça ".

    O bastão era muito maior do que os bastões de hoje e desequilibrado.

    Eles ainda são usados por algumas bandas de desfiles hoje em dia. O "tambor grande" girou o bastão enquanto líder do exército ou da banda. A era muito popular nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial com a Legião Americana Bandas e do bombeiro. As massas foram alterados para facilitar a rodopiar e agora se assemelham a bastões. Elas foram dadas com terminais menores de borracha leve, feita de metal leve oco e equilibrada para dar precisão ao twirler. Pensa-se que foi a participação do sexo feminino ("balizas") e a progressão da twirling que resultou na da mitigação e compensação do bastão. O desporto chegou à América do Norte quando rodando Major Millsap de baton criado quando ele estabeleceu Millsap's College, nos Estados Unidos no Mississippi, após a Guerra Civil.

Embora muitos dos países membros terem as suas próprias organizações nacionais, a nível mundial, o mundo Baton Twirling Federação rege o desporto do bastão girando a nível internacional.